Meu perfil

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Palito de dentes... Eu também sou a favor!!!

Ô, mania, a de criticar o palito de dentes

Editor do UOL Tablóide

Flávio Florido/UOL

Tem gente que vai virar a cara. Tem gente que vai dizer que o Editor é nojento. Um ogro. Um sem-educação. Mas tem coisas que só o Editor pode dizer. E ele o faz, com letras maiúsculas, minúsculas, entre aspas e com ponto de exclamação: "Viva o Palito de Dentes!"

  • Flavio Florido/UOL

    A moça da embalagem do palito mostra que é possível usar o mesmo sem perder a elegância

    É sério, gente. Poucas coisas no mundo têm sofrido uma perseguição tão implacável quanto o palito de dentes. Se o cigarro está sendo, aos poucos, banido de bares e restaurantes, o palito de dentes já é persona non grata neles há muito tempo.

    Que argumentos levantam contra o indefeso palito? Que é anti-higiênico, que é feio abrir a boca na frente dos outros, que o fio-dental é muito mais bonitinho.

    Vamos por partes, porque há muitos buracos dentários nessas teorias: primeiro, não há opção, na mesa, para o palito de dentes. Pense bem: puxar o fio-dental ao lado das pessoas é muito mais grosseiro que pegar o palito Gina na mão. Além disto, o palito é mais biodegradável, ou seja, é ecologicamente mais correto (e, normalmente, provém de madeira de reflorestamento).

    "Ah, mas ninguém merece ver suas obturações, caro Editor". Claro que não. Por isso mesmo, o Editor por anos desenvolveu a técnica de palitar os dentes sem abrir a boca. Ele não precisa nem mesmo colocar aquela tradicional "mão-na-frente" para esconder seus dentes cariados. Agora, você, responda: dá pra usar o fio-dental sem abrir a boca? Duvido.

    Claro que alguém pode argumentar que o palito pode machucar as gengivas. É um argumento forte, especialmente quando o seu dentista está com aquele motorzinho infernal ligado. Sim, é um risco, mas é um risco que você também corre quando usa inedaquadamente um garfo. Riscos sempre há.

    Tudo bem, eu exagerei. Mas também é exagero transformar o palito de dentes num vilão à altura Hannibal Lecter.

    Por fim, há sempre a alternativa de ir ao banheiro e fazer lá toda a higiene dental. O dentista do UOL Tablóide recomenda fortemente que você ande sempre com sua escova de dentes e com o fio dental na pochete. Lembre-se que para isto você vai ter de usar uma pochete. E o pessoal que cuida dos sites de etiqueta é sempre amigo do pessoal que cuida do de moda: e eles serão igualmente implacáveis. E, aí, o argumento é puramente estético.

    O palito de dentes é um amigo inseparável do rodízio de carnes. Porém, se você é vegetariano, há de reconhecer que, muitas vezes, a escova de dentes é absolutamente inútil diante de um fiapo de manga.

    E o que fazer com o restolho de comida que estava no dente e foi parar no palito? Simples: estava na sua boca, pode ir para o seu próprio estômago. E ninguém precisa ver você fazer isto, a boca já está fechada.

    Banir o palito de dentes é um retrocesso. O mal não está nele, está no uso que o pessoal menos fino faz da peça tão valiosa.

    No Tablog, o Blog do Editor do UOL Tablóide, diga o que você pensa da perseguição ao palito de dentes.

    Um comentário:

    Thays Brayner disse...

    Nossa! Fiquei impressionada. Vc deveria ser advogado. Defender tão bem assim....kkkkk. Bom, como eu sou vegetariana e mulher.....subentende-se que eu já ando de bolsa e consequentemente fio dental dentro dela....Então, minha questão está resolvida. Contanto que a pessoa na minha frente não fique sorrindo, "futucando" os dentes e olhando pra mim......kkkkk.